Apresentamos abaixo a
Ata
de reunião realizada em 15 de março de 2014
Das
13h15 às 18h30
Informes
·
Professor Paulo Bonfim (coordenador do curso
– fone 99941-2963) divulgou seu horário de atendimento a docentes e discentes
na CSC. São eles:
Terça-feira: das 13h15 às 22h50 (em reunião
das 14h às 16h30 / aula das 20h20 às 22h50)
Quarta-feira: das 9h30 às 16h30 (aula das
9h30 às 11h45 e das 13h15 às 16h30 reuniões e demais atividades).
Quinta-feira: das 14h às 18h (ao longo desse
horário pode estar no Sinasefe.
Sexta-feira: das 9h30 às 11h45 (aula) e das
17h às 22h50 (aula a partir das 20h20).
·
Ver com Bomfim o congresso de geografia em
agosto. Ônibus do IF.
Pautas
1.
Agenda
2.
Modelo de gestão do CA: Discussão de
propostas
3.
Concurso para criação de logotipos para GEO
4.
Carta e reunião com o diretor do campus
5.
Atividade cultural
6.
Organização do Seminário: 50 anos de Ditadura
7.
Trabalho de campo
8.
Banco de textos online e colaborativo
1. Agenda
·
26/03/14 – 18h30 - reunião com o Diretor do
campus – apresentação do CA e das demandas.
·
29/03/14 - próxima reunião do CA. Local e
horário a confirmar. Participe!
·
Abril – Assembleia dxs estudantes da GEO: proposta
novo estatuto e outros assuntos à definir.
2. Modelo de gestão de CA: Discussão de
propostas
·
O estatuto vigente foi lido e debatido. Foi debatida
e elaborada uma nova proposta de Estatuto/Carta de Acordos do CA.
Encaminhamento:
elaboramos
uma nova proposta Carta de Acordos. A proposta está como Anexo 1 desta ata.
Pendente marcar assembleia para discussão e aprovação da mesma.
3. Concurso para criação de logotipos para
GEO
·
Não foi apresentado nenhuma proposta. Estamos
pedindo aos amigos que, se possível, desenvolvam um. Em todo caso tentaremos
resgatar algum já feito de outras gestões, ou em todo caso, utilizar algo
simples.
4. Carta e reunião com o diretor do Campus
·
O rascunho da carta está como anexo 2 desta
ata, porém, carece de discussão e aprofundamento em outro momento.
5. Atividade Cultural
·
Foi sugerido fazer um sarau dentro do campus.
Os presentes acharam uma boa ideia. Na próxima reunião será discutida os
detalhes deste evento.
6. Organização do Seminário: 50 anos de
Ditadura
·
Foi falado superficialmente. Carece de uma
conversa com o professor Kenedy. Abaixo o que foi levantado na reunião
anterior:
De 23 a 25 de abril (caso não haja
greve).
Kenedy já falou com algumas pessoas;
Tentar articular com todos os
professores a liberação de todas aulas. Responsáveis pela organização: Período manhã
e noite = CA, tarde = Grêmio.
Kenedy traz Leci Brandão para finalizar.
Vladimir Safatle palestrante.
Mesa de abertura e fechamento: Modena,
Valério, Membro do CA, Membro do Grêmio, Sindicato Bomfim, Kenedy.
Encaminhamento:
Sugestão de alterar para 3 dias. Falar com Kenedy.23 a 25.
Assuntos
não debatidos
7.
Trabalho de campo autônomo
8.
Banco de textos online e colaborativo
---
ANEXO 1: PROPOSTA DE
NOVO ESTATUTO/CARTA DE ACORDOS DO CAGEO ESTRABÃO
Acordos do CAGEO
ESTRABÃO
1. O
que é e para que serve?
1.1.
O Centro Acadêmico Estrabrão (CAGEO
ESTRABÃO) é a entidade organizativa dxs estudantes de Licenciatura de Geografia
do Instituto Federal de São Paulo – Campus São Paulo (IFSP-SPO). É por meio do
CAGEO ESTRABÃO que xs estudantes de geografia se expressam politicamente e se
organizam coletivamente.
1.2.
O CAGEO ESTRABÃO funciona de forma
autônoma. São xs próprixs estudantes reunidos nos diversos fóruns e comissões
organizadas desse que decidem e executam as regras e as maneiras de atuar
coletivamente. Os fóruns deliberativos e organizativos do CAGEO ESTRABÃO são
abertos à participação de todxs estudantes do curso. Todxs possuem participação
efetiva nas decisões.
1.3.
O CAGEO ESTRABÃO não é filiado a nenhum
partido político (institucionalizado ou não), igreja ou ideologia vinculada a
classe dominante, tampouco é filiado a alguma entidade representativa
estudantil nacional e/ou regional, ainda que em sua individualidade xs
estudantes possam participar de alguns desses seguimentos.
2.
Qual
é a finalidade?
2.1.
Organizar coletivamente e politicamente
o corpo discente da Geografia, fortalecendo a autogestão, a horizontalidade e a
unidade.
2.2.
Organizar a participação de estudantes
de geografia nos diversos fóruns nos quais possuímos espaço – como o Colegiado
do curso e as muitas comissões departamentais, o Conselho de Centros Acadêmicos
(CCA) (em gestação), além dos Conselhos regionais e nacionais da Geografia. As
propostas e posições encaminhadas à estes fóruns devem sempre se submeter às
decisões coletivas tiradas em assembleia de curso.
2.3.
Fomentar uma cultura política de
participação direta entre xs estudantes do curso. Isto tanto no momento de
debate e organização das ações políticas – através da democracia direta da
assembleia – quanto no momento de execução destas – por meio da ação direta.
2.4.
Divulgar para o corpo
discente informações de relevância por intermédio dos meios de comunicações já
consolidados ou por novos meios (mural, passagem em sala, blog, facebook), seja
a respeito das atividades e posições organizadas pelo CAGEO
ESTRABÃO ou não.
2.5.
Fomentar o convívio entre
estudantes por meio de atividades culturais e políticas.
2.6.
Lutar para que sejam efetivadas iniciativas de acesso e permanência
(bolsas, moradia estudantil, alimentação, transporte, auxílios, creche) e tendo
como horizonte o acesso livre do povo à Universidade.
2.7.
Estabelecer alianças e
relações solidárias e horizontais com os movimentos estudantis de outros
cursos, universidades e escolas, e também com os diversos movimentos sociais e
de resistência.
2.8.
Combater toda e qualquer
forma de opressão (racial, gênero, sexual, de classe) dentro e fora da
Universidade.
2.9.
Combater toda e qualquer
forma de dominação, autoritarismo e verticalidade dentro e fora da
Universidade.
2.10.
Defender qualquer estudante
e trabalhador(a) atingido por processos disciplinares ou por qualquer outra
forma de repressão política institucionalizada.
2.11.
Construir junto os encontros
e conselhos de geografia, incluindo o financiamento e/ou nos trâmites
burocráticos para solicitação dos ônibus para os encontros e conselhos da geografia.
2.12.
Lutar por espaços físicos
para organização dxs estudantes, bem como salas para os Centros Acadêmicos e
áreas de convivência.
2.13.
Lutar pela abertura de
concursos para ampliação do quadro de docentes efetivos e contra precarização
do contrato temporário dxs professorxs substitutxs. Lutar pela extinção do
trabalho terceirizado dentro do Instituto, com incorporação imediata dos atuais
trabalhadores que se encontram nestas condições ao quadro de funcionários.
2.14.
Combater a militarização e a
mercantilização do Instituto.
2.15.
Fortalecer a unidade entre
estudantes das licenciaturas, assim como a construção de um espaço para um
Diretório Acadêmico (DA) das licenciaturas.
2.16.
Lutar para que se amplie o
tripé – Ensino, Pesquisa e Extensão.
3. Como funciona?
3.1.
São espaços executivos do CAGEO
ESTRABÃO:
a) Comissão de Cultura:
A Comissão de Cultura tem como
objetivo fomentar o convívio entre estudantes através da organização de festas,
saraus e outras atividades culturais e políticas.
b) Comissão de Comunicação:
A Comissão de
Comunicação organiza a divulgação das atividades, assembleias, posicionamentos
e outras informações relevantes, através dos meios de comunicação do CAGEO
ESTRABÃO (e-mail, mural, facebook, blog).
c) Comissão de Finanças:
A Comissão de
Finanças organiza o recebimento dos recursos, mantém atualizado o orçamento, e
produz a prestação de contas periódica, além de liberar as verbas.
d) Comissão de Mobilização:
A Comissão de
Mobilização tem como finalidade fortalecer a articulação com estudantes de
geografia de outras localidades através da organização e participação nos
conselhos, executivas e encontros estudantis de geografia (EREG, ENEG, ELEG,
etc.). Deve também, fazer a ponte com o corpo discente da geografia. X
estudante designadx para participar de qualquer conselho deve obrigatoriamente
escrever um relato dos debates.
3.2.
Os espaços executivos devem
se reportar e se submeter as assembleias da geografia. A autonomia relativa
destes e suas respectivas responsabilidades são igualmente definidas nas
assembleias.
3.3.
Novas comissões e Grupos de
Trabalho (GTs) podem ser criados em assembleias da geografia de acordo com a
necessidade.
3.4.
São delegadxs políticos do CAGEO
ESTRABÃO:
a) O CAGEO ESTRABÃO tem a incumbência de organizar
as eleições para os Representantes
Discentes no colegiado e outras Comissões onde tiver assento.
b) Representantes Discentes das diversas comissões departamentais.
c) Qualquer estudante que por ventura for escolhido para participar
do Conselho de Centros Acadêmicos pelo CAGEO ESTRABÃO.
d) Qualquer estudante escolhidx em assembleia para participar dos
conselhos regionais, nacionais ou latino-americanos de estudantes de Geografia.
3.5.
Xs estudantes escolhidxs
para serem delegadxs devem se submeter as posições coletivas do corpo discente e
necessariamente levar as posições e diretrizes deliberadas nas assembleias do
curso.
3.6.
A escolha das delegações não
é feita por eleições em urnas, mas sim em assembleia.
3.7.
São fóruns deliberativos do CAGEO
ESTRABÃO:
3.7.1. Reunião geral
a) A Reunião geral é um fórum de debates e execuções, deve servir
para lastrear e dar profundidade as questões e posicionamentos deliberados e
discutidos em assembleia. Seus encontros devem ser realizados preferencialmente
a cada quinze dias e durante o período do entre aulas.
3.7.2. Assembleia da Geografia
a)
A assembleia é o fórum máximo de
deliberação e organização dxs estudantes da geografia.
b) As assembleias devem ser convocadas pelo CAGEO
ESTRABÃO sempre que houver necessidade.
c) Todxs estudantes de geografia possuem o mesmo poder de voz e voto
na assembleia. As decisões são tomadas por consenso, caso este não exista, é
encaminhada a proposta que tiver maioria simples dos votos. Somente xs
estudantes de geografia podem votar.
d) Xs estudantes que desempenharão papeis organizativos na assembleia
(mesa, redação da ata, contagem de tempo, etc) devem ser escolhidxs no início
das atividades da mesma pelxs estudantes presentes no fórum.
e) Qualquer decisão tomada em algum dos espaços executivos pode ser
vetada e/ou revogada por uma assembleia. Além disto, as tarefas e a autonomia
relativa destes espaços também são definidas na assembleia.
f) Xs delegadxs dos diversos fóruns que o CAGEO
ESTRABÃO tem direito à participação devem ser
escolhidxs em assembleia, assim como a duração desta tarefa.
g) Em casos excepcionais (como por exemplo quando por um motivo
qualquer não houver assembleia marcada), a Comissão de Comunicação pode
convocar uma assembleia – que deve ser amplamente divulgada.
h) A assembleia pode ser solicitada mediante
requerimento de 20% do total de estudantes da geografia, devendo ter uma pauta
específica.
i) As pautas e as datas das assembleias devem ser divulgadas nos
meios de comunicação do CAGEO ESTRABÃO.
j) Uma questão pontual da Carta de Acordos pode ser alterada numa
assembleia convocada especificamente para tal – devendo-se analisar a
necessidade de se realizar debates anteriores sobre a questão. A forma de
gestão do CAGEO ESTRABÃO só pode ser
alterada na Assembleia de Estudantes da Geografia.
São Paulo, 15 de março de 2014.
CAGEO ESTRABÃO
ANEXO 2: Rascunho de Carta de reivindicações
Prezado
Diretor Luiz Claudio
Viemos
por meio desta carta, parabenizar e dar boas-vindas para a nova gestão do
campus São Paulo. Acreditamos que se inicia um novo ciclo progressista ao IFSP SPO
e nesse contexto, apresentamos a pauta levantada por nós estudantes de forma
sistematizada com demandas e propostas para que tenhamos avanços na qualidade
de nosso instituto:
1.
Reforma do telhado: é inconcebível ter goteiras em nosso
campus. Há tempos (mais de 6 anos) as goteiras danificam o patrimônio público e
prejudicam as aulas dxs estudantes.
2.
Restaurante universitário: Implantar um R.U. que contemple
estudantes, professores, servidores e funcionários do campus, de forma
igualitária e sem divisão de “classes”. O restaurante deve contemplar café da
manhã, almoço e jantar. Acreditamos que com a implantação do R.U. será
solucionado um dos principais problemas de nosso campus, que é o alto índice de
evasão escolar. A fome é um fator limitante, principalmente levando em conta o
perfil dos estudantes, na sua maioria, trabalhadores.
3.
Acústica das salas de aula: é necessário resolver o problema
acústico das salas de aula que prejudicam as aulas.
4.
Kit multimídia: necessitamos que as salas possuam kit
multimídia para auxiliar nas aulas. Hoje há um déficit onde muitas vezes as
apresentações de trabalhos e docência são prejudicados por ter a limitação de
recursos tecnológicos.
5.
Biblioteca: ampliação e disponibilização de
sistema de consulta e renovação online dos livros. Fim do pagamento de taxas em
dinheiro em casos de atraso. Ampliação horário de funcionamento de segunda a
sexta-feira até 22h30 e aos sábados até 17h.
6.
Salas para os Centros acadêmicos: disponibilização de salas para que os
cursos tenham um espaço físico para organização de seus CAs.
7.
Centro de convivência: criação de um centro de convivência
para que xs estudantes, professores, servidores e funcionários tenham um espaço
em comum para integração entre as diversas áreas do saber, que vão para além da
formação acadêmica.
8.
Cultura: criação de espaço cultural onde haja
cursos livres de música, línguas, artes, espaço de debates e grupos de estudo,
dentre outros, de forma que complemente a formação e fortalecimento da relação
entre xs estudantes.
9.
Estacionamento das motocicletas: retorno imediato do estacionamento
das motocicletas para dentro do campus. O problema relacionado à furtos pode
ser resolvido facilmente com a assinatura de um termo de compromisso dizendo
que o campus não se responsabiliza por materiais deixados no espaço (pode ser
colocada uma placa no local também). Acreditamos que motocicletas (estando do
lado de fora), por ser um item bem cobiçado, acabam por atrair ainda mais a
criminalidade, onde estando do lado de fora se torna mais visível e atrativo e
poderá acarretar em assaltos à mão armada que pode vir a causar danos bem mais
graves.
10. Assistência
estudantil: ampliação
dos recursos de assistência estudantil para estudantes de forma de subsidie de
forma imediata as necessidades básicas dos estudantes para diminuir evasão.
Isto é, não só acabar com atraso das bolsas, como antecipar o pagamento das
mesmas. Uma solução que apontamos é realizar as inscrições no final do semestre
anterior para que xs discentes possam receber no início do semestre letivo e
validar o pagamento mediante a matrícula.
11. Criação
das disciplinas de Geografia e História do continente Africano para todos os cursos do campus.
Acreditamos que estes dois temas são fundamentais para a formação cidadã dxs
estudantes, pois, conforme recomenda a Lei 10.639/03, deve-se aprofundar o estudo
e discussão deste tema.
Sugerimos
que a direção chame para um debate tod@s docentes, discentes, servidores,
terceirizados para levantar demandas e apresentar propostas e plano de trabalho
desta nova gestão, que julgamos ser democrática.
São
Paulo, xx de XXX de 2014.